Compreender o Cancro da Mama

A mama

A mama é um órgão glandular que pode produzir leite. Cada mama assenta nos músculos do peito (peitorais) que cobrem as costelas.

O interior de cada mama encontra-se dividido em 15 a 20 secções. Cada uma destas secções (os chamados lobos) contém muitos lóbulos mais pequenos. Os lóbulos contêm grupos de pequenas glândulas que produzem leite. O leite flui dos lóbulos através de uns tubos finos, os ductos, até ao mamilo. O mamilo é o centro de uma área escura de pele, a aréola. O espaço entre os lóbulos e os ductos é preenchido com gordura e tecido fibroso.

A mama também possui vasos linfáticos, que transportam um líquido límpido - a linfa. Os vasos linfáticos terminam nuns órgãos pequenos e arredondados - os gânglios linfáticos. Encontram-se grupos de gânglios linfáticos perto da mama, nas axilas (debaixo do braço), acima da clavícula, no peito (atrás do esterno), e em muitas outras partes do corpo. Os gânglios linfáticos "prendem" e retêm bactérias, células cancerígenas, ou outras substâncias malignas, que se podem encontrar no sistema linfático. Quando as células de cancro da mama entram no sistema linfático, podem ser encontradas nos gânglios linfáticos próximo da mama (regionais).

a

 

Anterior | Início

Copyright AMPM 2013
Website desenvolvido por Bizzi.pt